29 novembro 2010

Mais um pouco de mercado

Vamos falar do tão sonhado briefing completo e recheado de informações, ele é uma realidade para grandes campanhas e com prazos adiantados. Aparecem impressos com todas informações, inclusive descrição especifica de público, como porcentagem masculina em nível de escolaridade, hábitos de compra e várias informações que ajudam e muito para criar sem erros. Isso se deve ao fato, nós achamos, do atendimento indagar, existem reuniões para colher o briefing na qual o atendimento enche o cliente de pergunta, existem reuniões de briefing que o atendimento e planejamento discutem a relevância do briefing e depois ele é repassado para a criação redondinho. Os prazos variam, quando há o planejamento envolvido pode relaxar que as coisas são feitas com meses ou até ano de antecedência. Parece surreal para mercados menores, mas não é. O planejamento é uma área fascinante na minha opinião (ariane) se tudo der certo ainda atuo nessa área, planejamento e gestão de marca é encantador.
Mas voltemos aos assuntos, para alguns existe um tabu: agência de publicidade grande = gente chique e bem arrumada. Não estamos aqui pra quebrar essa tabu, mas o all star é bem visto por aqui, cada um tem seu estilo e a maioria se veste bem, mas dentro da normalidade. Diretores e cargos mais altos estão sempre mais apresentáveis, mas isso é normal em qualquer mundo.
Outro tabu é, será que se eu sair da minha cidade do interior consigo um emprego em agência em sp, aqui vão algumas dicas que ouvimos de quem já está no mercado aqui há tempos e de quem começou tem uns cinco anos, dentro dessas orientações tem também do nosso professor orientador Tadeu Braga do trabalho premiado, que também tem experiência em sp e é um criativo e tanto.
Em primeiro lugar não tenha medo, nem vergonha. Ouvimos histórias de gente que começou trabalhando escondido, entrava como visitante no prédio ia pedindo job falando que era novo e com o tempo a agência descobriu e gostava do trabalho e ficou. Tem história de gente que não tinha dinheiro pra comer e almoçava bolacha e café com leite que a maioria das agências tem de graça. Prepare-se para trabalhar de graça, ainda é uma realidade. Algumas agências oferecem uma ajuda de custos, outras não. Isso para estágios, tem gente que trabalhou dois anos da faculdade pra depois começar a  ser estágiario ganhando um salário minímo. Aqui vale a: Se tu não quer,tem quem queira. No final das contas esses caras se tornam diretores, criativos famosos e dependendo da expectativa profissional vale a pena. Outro ponto relevante a ser dito é a tal Universidade, a cadeira que você senta para aprender conta muito por aqui. Existem agências que já delimitam as vagas para pessoas que façam ESPM, Mackenzie, Miami e várias outras renomadas, nada que o seu talento e esforço não provem que o resto do país tenha profissioanais que são capazes, como é o nosso caso. Estamos levando a UCDB ser assunto e nos primeiros dias notamos um susto da galera pelo fato de ter saído de Campo Grande com estrela do Clube de Criação de São Paulo. Há uma certa descrença com criativos que não sejam do eixo sudeste, mas a gente encontra gente de todo Brasil por aqui que venceu isso e faz nome por aqui. Temos grandes exemplos de conterrâneos o Alexandre Scaff e o Tadeu Braga e talvez outros que não conhecemos. Aqui tem gente do Brasil todo e do mundo inteiro, os argentinos sempre são muito bem vindos, povo criativo e muito louco. Tá, você veio está disposto, monte sua pasta, preze pelos seus melhores trabalhos. Leia , veja, releia e teste com pessoas desconhecidas, procure colocar marcas conhecidas nele, mesmo que seja peça fictícia. Tente conseguir contatos para mostrar sua pasta com alguém que vai realmente olhar sua pasta com vontade. Em São Paulo os contatos valem muito, tente fazer o máximo que você puder se você quer ficar por aqui. Jamais, em tempo algum visite uma agência sem seu material, mesmo que seja algo informal que você nem vá mostrá-la, se conseguir mostre. Uma boa dica é dar uma olhada é aprender com quem sabe, no CCSP tem um Manual do Estagiário criado pelo Eugêni Mohallen, nele você encontra um capítulo que ensina como monta uma pasta, veja aqui.
Bom, acho que deu pra dar um panorama legal neh? Não fique desiludido, nunca disseram que seria fácil, aqui é o melhor mercado da publicidade porque tem muita gente capaz, muita gente criativa e muita gente mesmo. A disputa é feroz, mas estar aqui é ímpar para qualquer profissional de publicidade.

2 comentários:

  1. Cada dia uma descoberta. Ah essa juventude! Bem vindos e sucesso em SP.

    ResponderExcluir
  2. São Paulo é realmente um outro mundo. Na publicidade não poderia ser diferente, né?!
    Sucesso grandão!

    ResponderExcluir