19 novembro 2010

Tempo

Esse post é dedicado à ele que tanto nos falta. Morar em São Paulo é sair mais cedo para chegar mais tarde. É adquirir hábitos noturnos e inserir mais cafeína na sua vida. Até eu, que tenho gastrite já prefiro a dorzinha do que o sono. Esqueça o horário normal de saída, às seis da tarde as ruas pararam e tudo que se ouve é buzinas frenéticas de pessoas sonhando em um dia ter avião. Mas vamos ao que interessa, nos falta tempo para atualizaro blog.
Os estágios estão indo muito bem. A realidade do mercado é outra, é como se você ligasse o macro. Os menores clientes investem o máximo de um mercado menor. Não há como não concluir que realmente o eixo sudeste do país concentra mais qualificação, mais anunciantes, mais empresas, mais oportunidades. Mas não se engane, o mercado é feroz. A cadeira que você senta hoje em uma agência em São Paulo é desejada por milhares de estudantes ou profissionais. Da mesma forma que a concorrência é grande, a mobilidade também é. Percebe-se que a teoria da satisfação e grana é  o que reina em grandes centros. Muitos talentos se vendem por um salário maior e de certa forma tem razão. Afinal, vida de publicitário não é só ir a shows e festas.
Dessa parte o que podemos dizer é que acontece mesmo, convites, festas, cortesias e todo glamour de ser publicitário.  O luxo começa pela localização das agências, que no nosso caso encontram-se nos mais luxuosos prédios comercias de São Paulo. O metro quadrado aqui é um dos mais caros do país, tenho uma vista de quase dois metros do lado da minha janela da de duas grandes avenidas de São Paulo. A entrada só é permitida com crachá eletrônico, mesmo não trabalhando aqui é exigido fazer cadastro com seus dados para pegar um cartão provisório que consta o porque você está aqui.



Almoçar é sempre aqui por perto mesmo e isso é um costume de todos, ninguém nem tenta ir pra casa, porque o trânsito é infernal.
O que percebemos, o tráfego trabalha e trabalho muito. Sem ele a agência poderia até falir. Aqui ele normalmente concentra tudo nele, prazos, entrada de jobs, saída, defesa, ele que tem que ser simpático com  a criação pra ela ficar até mais tarde. É ele que diz não dá pra fazer nesse prazo pro atendimento, mas acima de tudo ele é uma das pessoas mais solicitadas e queridas da agência. Acaba entendendo de tudo um pouco e opinando em tudo e sinceramente eles sabem mesmo de tudo. O tal do brainstorm é realizado de verdade, jogo de idéias, de palavras, laudas e mais laudas de opções. Toda campanha é praticamente um parto e acho que é por isso que tudo sai tão bom. Os diretores de criação são pessoas entendidas, ou melhor,muito sábias e tudo passa pelas mãos deles. As vezes arregassam as mangas, viram noite e criam juntos com a equipe. É fato que o horário é bem flexível, mas também a liberdade é grande, descer pra dar uma volta, sentar separado em umas salas pra criar, ler,reler, ver anuários e boas referências, tudo que inspire é liberado.
Engana-se quem pensa que o "refazer" não acontece por aqui. Ele acontece e muito, é temido pela criação e solicitado pelo atendimento. A diferença é que são coisas mais racionais e  não coisas singulares a gostos pessoais do cliente. Não existe uma regra para apresentação de campanha ou peça, mas sempre monta-se prancha e bonitinha e apresenta em reunião, normalmente o diretor de criação, mas às vezes rola de alguém da criação ir também.
O que vale ressaltar que tudo que falamos são idéias do mercado que estamos tendo com nossas experiências, não há nenhum conteúdo sigiloso das agências que estamos trabalhando.
Bom galera, por enquanto é isso, hoje o post saiu grande e recheado de informações aproveitem :)

Um comentário:

  1. Fantástico! A gente aqui fica feliz em receber noticias daí! E o melhor é saber como esse mercado funciona também, podendo sempre almejar coisas novas partilhando de experiências dos amigos. Muito legal o blog! Passarei sempre por aqui. Sucesso pros dois!

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